- Demonstrar boa conduta cívica: A pessoa que solicita a nacionalidade espanhola deve estar certa de que não possui antecedentes criminais ou policiais. O Ministério da Justiça, durante o processo, solicitará relatórios da polícia e do Registro Central de Condenados para verificar se a pessoa demonstrou boa conduta durante o tempo de residência na Espanha.
- Residência legal, contínua e imediata: A residência precisa ser legal e autorizada. Por exemplo, se você viveu na Espanha por 3 anos de forma irregular, esse tempo não será contado para solicitar a nacionalidade. Nesses casos, é possível solicitar um visto de residência por arraigo, mas não a nacionalidade.
O período de residência legal necessário para solicitar a nacionalidade pode ser de 1, 2, 5 ou 10 anos, dependendo das circunstâncias e da nacionalidade de origem.
- Demonstrar bom nível de integração: A Espanha exige que o solicitante prove seu vínculo com o país, demonstrando que fala o idioma e tem conhecimentos básicos sobre a cultura e sociedade espanhola. Isso é feito por meio de exames DELE (língua espanhola) e CCSE (conhecimentos socioculturais espanhóis).