Arraigo Sociolaboral

Seus trâmites em boas mãos.

Arraigo Sociolaboral: Requisitos e diretrizes

O arraigo sociolaboral é uma autorização de residência temporária por circunstâncias excepcionais, prevista na reforma do Regulamento de Estrangeiros de 2025.
É destinada a estrangeiros que estejam há pelo menos dois anos em situação irregular e tenham um ou mais contratos de trabalho válidos.

Dirigida a:

Estrangeiros sem documentos que buscam regularizar sua situação por meio da inserção no mercado de trabalho e integração social.
Devem demonstrar dois anos de permanência contínua na Espanha e apresentar ofertas de emprego que cumpram os requisitos legais.

Requisitos generales:

  • Não ser solicitante de proteção internacional 
  • Dois anos de permanência (não inclui tempo como solicitante de refúgio) 
  • Um ou mais contratos de no mínimo 20 horas semanais, com salário proporcional ao mínimo interprofissional

 

Duración:

1 ano

Permite reagrupar a familiares?

Sim

Computa para nacionalidad española?

Sim

* Os requisitos podem variar de acordo com o caso.

Quer saber mais?

Perguntas frequentes

Você deve apresentar:

Um pré-contrato de trabalho com jornada mínima de 30 horas semanais,
Exceto nos casos de pessoas com filhos menores a cargo ou que necessitem de apoio para o exercício de sua capacidade jurídica, onde a carga mínima pode ser de 20 horas semanais.
É possível apresentar um ou mais contratos, inclusive de atividades diferentes.

Se você for solicitar o arraigo social sem autorização para trabalhar, deverá comprovar que possui meios econômicos suficientes, equivalentes a 100% do Ingreso Mínimo Vital anual.

A empresa que deseja contratar você deve cumprir os seguintes requisitos:

Se o contratante for uma pessoa física
Em casos de empregadores particulares (como no trabalho doméstico), a pessoa também não poderá ter dívidas com a Fazenda ou com a Seguridade Social.

Estar em dia com os pagamentos
Deve estar em situação regular com as obrigações fiscais perante a Fazenda e com a Seguridade Social.

Apresentar documentação econômica
É necessário apresentar o Informe de Vida Laboral e os comprovantes de pagamento trimestral do IVA.

Condições da equipe atual
Se houver trabalhadores contratados em meio período, a empresa deve primeiro oferecer a ampliação para jornada completa antes de contratar uma pessoa estrangeira extracomunitária.

Empresas recém-criadas
Se a empresa tiver menos de um ano de atividade, não poderá apresentar um pré-contrato, pois ainda não há como comprovar o faturamento nem a capacidade real de contratação.

Nesse caso, a pessoa contratante deve comprovar solvência econômica para realizar a contratação. Também será exigido o volante de convivência do padrón municipal de habitantes, já que é necessário demonstrar que possui recursos econômicos suficientes para sustentar todas as pessoas que convivem no mesmo domicílio.

De forma geral, será necessário apresentar o passaporte, provas de que você viveu durante três anos consecutivos na Espanha, certificado de antecedentes penais do país de origem e o Informe de Integração Social.

Não, é necessário cumprir outros requisitos para comprovar o arraigo. Além disso, na Catalunha existem duas línguas oficiais e é exigido um conhecimento básico de catalão para demonstrar o vínculo com a comunidade. No entanto, o catalão não é indispensável para obter o arraigo.  

Sim, se você conseguir uma oferta de trabalho antes de completar três anos de residência na Espanha, deverá retornar ao seu país de origem para solicitar o visto de trabalho no consulado espanhol correspondente.

Se você já está prestes a completar três anos de residência na Espanha, é mais recomendável permanecer no país. Buscar o visto no seu país de origem é mais complicado, pois a Espanha possui uma alta taxa de desemprego e as ofertas para trabalhadores estrangeiros costumam ser destinadas a perfis altamente qualificados.

A exceção são os cidadãos do Chile e do Peru, que têm acordos especiais com a Espanha e estão isentos de cumprir o catálogo de ocupações de difícil cobertura. Por isso, o ideal é aguardar para completar os três anos de residência contínua no país e, assim, solicitar o Arraigo Social.   

Sim, com exceção do arraigo laboral, que não é compatível com o pedido de proteção internacional. Além disso, é possível iniciar os dois processos ao mesmo tempo.

Por três meses.  

Você pode imprimir a captura de tela que mostra a falta de datas disponíveis para comprovar que o atraso foi causado por um motivo alheio à sua vontade.

A Subdelegação do Governo considera válido um documento durante o período estabelecido pelo país de origem. Se o documento não tiver uma data de validade indicada, o Estado espanhol concede um prazo de carência de 6 meses.

¿Necesitas ayuda?