A resposta dependerá da nossa situação particular. Por exemplo, o prazo reduzido de um ano de residência será exigido apenas, entre outros casos, nas seguintes situações:
- Quem nasceu no território espanhol (e depois disso reside legalmente na Espanha).
- Quem, no momento da solicitação, estiver casado há um ano com um espanhol ou espanhola e não estiver separado legalmente ou de fato. Este é o caso informalmente conhecido como nacionalidade por casamento. Na verdade, na Espanha NÃO existe o direito de obter a nacionalidade apenas por ser cônjuge de um espanhol ou espanhola; essa situação civil apenas reduz o prazo para solicitar a nacionalidade.
- O viúvo ou viúva de um espanhol ou espanhola, se na morte do cônjuge não houver separação legal ou de fato.
O prazo de dois anos é reservado para os nacionais de determinados países:
- Todos os nacionais de países ibero-americanos, incluindo, claro, o Brasil.
- Todos os nacionais de Portugal, Filipinas, Andorra ou Guiné Equatorial.
- Sefarditas
Os refugiados, quando for o caso, poderão solicitar a nacionalidade após 5 anos de residência na Espanha, enquanto a norma geral exige a residência de pelo menos 10 anos para todos os nacionais que não se enquadrem nos casos anteriores.drán solicitar la nacionalidad a los 5 años de residencia en España, mientras que la norma general exige la residencia de al menos 10 años para todo nacional que no encaje en los casos anteriores.